Implantação de pontos de apoio e de abrigos temporários em igrejas

Sumário da ementa

Descrição do curso

O Seminário Estratégico para a “Implantação de Pontos de Apoio e de Abrigos Temporários em Igrejas” faz parte da Plataforma de Treinamentos relacionados ao Serviço Nacional de Capelania Pós-desastre (SENCAP BRASIL).

Este seminário possibilita que o participante contribua para a otimização dos serviços e o aumento na qualidade das ações operativas de ajuda humanitária, junto às Agências Municipais de Proteção e Defesa Civil e/ou instituições afins governamentais; como também, no aumento da eficiência na integração e na relação interpessoal com seus cooperadores.

Esta ferramenta também facilita o engajamento de lideranças participativas, informadas, preparadas e cônscias de seus direitos e deveres relativos à redução da vulnerabilidade social, a partir do trabalho voluntário, durante as ações de assistência à população vitimada no pós-desastre.

Objetivos gerais

  • Apresentar os principais paradigmas do serviço de capelania pós-desastre.
  • Incentivar a organização de equipes voluntárias cristãs para a execução de medidas preventivas, assistenciais, recuperativas e reconstrutivas no pós-desastre.
  • Reduzir o “amadorismo” no serviço voluntário cristão nas emergências e desastres.
  • Incentivar a capacitação de recursos humanos, com vistas à promoção de missões de alívio ao afetado por desastre, por intermédio das: missões de misericórdia; campanhas de recolhimento e distribuição de donativos; e outros.
  • Incentivar a participação de voluntários cristãos nas ações de misericórdia em comunidades atingidas e/ou afetadas por desastres.
  • Estimular, em nível estratégico e tático, a elaboração de planos e protocolos para as ações de assistência humanitária, coordenados pela Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil, em parceria com Igrejas e voluntários cristãos.

Metodologia

Método interativo, utilizando a técnica de: Ciclo de Palestras, Aula expositiva e dialogada, Análise de Casos e Exercício Simulado de Mesa..

Público alvo

Agentes Públicos afins, em nível de Diretoria e Coordenação (Operacional e de Proteção Comunitária).

Nº de vagas

De 12 a 20 participantes.

Conteúdo programático

  • O que fazemos e quem somos?
  • Principais paradigmas da legislação vigente
  • Briefing situacional da estratégia
  • Igrejas nas ações de ajuda humanitária
  • Aplicação de tecnologia gerencial na gestão de pa e at em igrejas

Carga horária | Duração | Regime de funcionamento

20 horas/aulas. 02 (dois) dias. Período das 09:00h às 17:00h.